2012-04-19

CINEMA, CEM ANOS DE JUVENTUDE no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo - Baixa da Banheira - 21.04.2012





Vai ser apresentada no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira - sábado 21 de Abril de 2012 às 1830 - uma mostra de filmes que resultaram do trabalho de iniciação ao cinema, "Cinema, cem anos de juventude" em que participaram seis turmas de escolas portuguesas ao longo do ano lectivo 2010/2011. Todos estes filmes abordam a mesma questão: “Mostrar/Esconder” no cinema – uma questão que mais de 500 crianças e adolescentes se colocaram, vendo, analisando e discutindo filmes ao longo do ano sobre este ponto de vista, fazendo exercícios filmados onde descobrem a matéria do cinema, realizando por fim pequenos filmes-ensaio em Portugal, em França, em Espanha, em Itália, no Reino Unido, no Brasil (Rio de Janeiro).

Serão apresentados nesta sessão, para além de quatro dos seis filmes portugueses, três filmes de participantes de outros países (Espanha, França e Brasil), realizados com as mesmas regras do jogo.

Escapada
Escola Els Xiprers, Valividrera - Catalunya - Espanha

Le petit cachottier (O segredinhos)
École Joliot Curie - Ivry sur Seine - França

O Diário
Escola E.B.2.3 José Afonso (Alhos Vedros, Moita, 7º ano)

Resgate
Escola Municipal Rivadávia Corréa - Rio de Janeiro - Brasil

Lian Xou
Escola Secundária Passos Manuel (Lisboa, 7º ano)

A Cassette
Biblioteca Abade Correia da Serra (Serpa, Clube de Cinema)

Uma Nova Amizade
Escola Secundária da Baixa da Banheira (Vale da Amoreira, Moita 7º ano)

O programa pedagógico “Cinema, cem anos de juventude”, é um projecto experimental de educação ao cinema, coordenado pela Cinemateca Francesa. Este projecto original reúne, à escala internacional, profissionais de cinema, professores, salas de cinema, associações e cinematecas. Criado em França em 1995 na celebração dos cem anos de cinema, este programa pedagógico tem vindo a ser implantado em Portugal pela Associação Os Filhos de Lumière – em parceria com a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema – desde o ano lectivo 2006/2007 com o apoio das câmaras municipais da Moita, de Serpa e do ICA/Programa Ver.