2012-04-20

CINEMA, CEM ANOS DE JUVENTUDE - A Parte do Real na Ficção - 1ºBALANÇO







Decorreu no sábado 17 de Março de 2012 na Cinemateca Francesa em Paris e no sábado 24 de Março no Cinema Jean Renoir em Martigues, os segundos encontros, que reunem cineastas, professores e parceiros culturais no programa pedagógico Cinema, cem anos de juventude (Le Cinéma, cent ans de jeunesse), e os coordenadores. Este é o tempo de fazer um balanço, e reflectir em conjunto, a partir do processo e do resultado dos trabalhos realizados pelos cerca de 900 jovens participantes neste dispositivo, em sete países (França, Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, Brasil [São Paulo, Rio de Janeiro] e Alemanha) sobre a questão "a parte do real na ficção" o tema deste ano em trabalho.
Cerca de 100 jovens portugueses em escolas da Moita, de Serpa e de Lisboa, participam ao longo do ano lectivo 2011-2012 neste programa vendo e analisando filmes, experimentando o cinema pelo lado da sua criação.
A presença portuguesa envolve este ano os cineastas Rossana Torres, Ana Eliseu, Teresa Garcia e Pierre-Marie Goulet. Ao contrário do que tem acontecido nos outros anos e tendo em conta o encerramento dos apoios á internacionalização do Instituto Camões, os professores não estarão desta vez presentes.
No dia 14 de Abril e antes de ser iniciado o trabalho sobre os filmes finais que serão apresentados no terceiro e último encontro na Cinemateca Francesa com os participantes de todos os países (em 7, 8 e 9 de Junho de 2012), vai ser realizado um encontro de todos os participantes portugueses na Cinemateca Portuguesa (cineastas e professores) para balanço e preparação da próxima etapa.
Coordenado pela associação Os Filhos de Lumière em parceria com a Cinemateca Portuguesa, este programa pedagógico que envolve o contacto, a reflexão e a experimentação do cinema entre crianças e adolescentes, professores e cineastas e parceiros culturais de várias regiões de Portugal e em sete países, tem recebido um apoio do ICA-Programa VER para a sua realização, da própria Cinemateca Francesa através de um protocolo entre os Ministérios da Cultura e da Educação franceses, das escolas envolvidas, das Câmaras Municipais de Serpa e da Moita, de apoios locais e da própria Associação Cultural Os Filhos de Lumière.