2010-11-30

CINEMA, CEM ANOS DE JUVENTUDE: QUINTO ANO EM PORTUGAL

É o quinto ano consecutivo em que Portugal participa no programa pedagógico Cinema, cem anos de Juventude que já envolve cinco países (França, Espanha, Portugal, Itália e Inglaterra) e é coordenado pela Cinemateca Francesa.
Nos dias 5 e 6 de Novembro reuniram-se em Paris cineastas, professores e parceiros culturais dos cinco países, marcando assim o início deste programa de iniciação ao cinema no meio escolar.
Este é o momento onde são apresentadas por Alain Bergala, as pistas pedagógicas a trabalhar ao longo do ano a partir do tema escolhido para 2010/2011: Mostrar/Esconder. São analisados fragmentos de filmes de realizadores de todas as épocas.
Ao longo do ano cada aluno irá experimentar a sua maneira própria de trabalhar o tema no interior de um filme ou mesmo num único plano.

Coordenado pela Associação Os Filhos de Lumière em parceria com a Cinemateca Portuguesa, cerca de 120 jovens de escolas em várias regiões de Portugal, participam este ano neste programa pedagógico experimentando o cinema pelo lado da criação. Aliando a análise á prática eles irão desenvolver os exercícios propostos para os dois primeiros trimestres do ano lectivo e realizar os filmes-ensaio no último trimestre do ano, com as mesmas regras do jogo que todos os participantes dos outros países.

Em Março de 2011 haverá um segundo encontro entre os participantes dos cinco países que irão apresentar e discutir os exercícios realizados pelos alunos e os seus processos de trabalho até essa data. Em Junho, haverá uma apresentação na Cinemateca Francesa, de todos os filmes finais, que serão representados por pelo menos três alunos de cada um dos 30 grupos que este ano participam no dispositivo, que irão apresentar os filmes e dar conta da sua experiência perante todos os outros participantes.