2016-10-12

NO PAÍS DO CINEMA / MOVING CINEMA – Henriqueta. Uma Cartografia Íntima, de Susana Mourão, Marta Galvão Lucas - Rua das Gaivotas6 - 16.10.2016

 No âmbito de uma parceria com o Arquitecturas Film Festival "Henriqueta. Uma Cartografia Íntima" será apresentado no dia 16 de Outubro de 2016 no espaço Rua das Gaivotas6 em Lisboa. Sessão seguido de uma conversa com os convidados Susana Mourão, Marta Galvão Lucas e José Alberto Ferreira com curadoria de Luís Ferro.  

Para além da renovação do ambiente físico construído, a reabilitação urbana pressupõe uma profunda e invisível transformação interior. De acordo com Pierre Nora, a memória humana está ancorada aos espaços que habitamos física e mentalmente (Nora, 1989), e a sua transformação implica necessariamente uma revisão das noções de identidade e de memória individual e coletiva, uma vez que esses lugares são os fios que unem o passado ao presente. Os filmes En Construcción (2001) e Henriqueta, Uma Cartografia Íntima (2008-2012) exploram as noções de identidade e memória associadas à reabilitação urbana e serão comentados por um coletivo de cineastas e académicos ligados aos domínios da Arquitetura, Cinema, Filosofia e Sociologia. 

Esta sessão integra o programa Moving Cinema e No País do Cinema.

Curadoria de Luís Ferro 
Produção: Os Filhos de Lumière 
Parcerias Institucionais: Coleção B e Rua das Gaivotas6
Convidados: Susana Mourão (Realizadora), Marta Galvão Lucas (Realizadora), José Alberto Ferreira (Diretor do Festival Escrita na Paisagem, no âmbito do qual o filme foi realizado).