2016-10-11

NO PAÍS DO CINEMA / CINED / MOVING CINEMA – Em Construção, de José Luis Guerin - Rua das Gaivotas6 - 15.10.2016

No âmbito de uma parceria com o Arquitecturas Film Festival, exibição do filme Em Construção (En Construcción) de José Luis Guerin seguido de uma conversa com os convidados José Manuel Martins, João Soares e Jorge Branquinho com curadoria de Luís Ferro.

Para além da renovação do ambiente físico construído, a reabilitação urbana pressupõe uma profunda e invisível transformação interior. De acordo com Pierre Nora, a memória humana está ancorada aos espaços que habitamos física e mentalmente (Nora, 1989), e a sua transformação implica necessariamente uma revisão das noções de identidade e de memória individual e coletiva, uma vez que esses lugares são os fios que unem o passado ao presente. Os filmes En Construcción (2001) e Henriqueta, Uma Cartografia Íntima (2008-2012) exploram as noções de identidade e memória associadas à reabilitação urbana e serão comentados por um coletivo de cineastas e académicos ligados aos domínios da Arquitetura, Cinema, Filosofia e Sociologia. 

Esta sessão integra o programa Moving Cinema e No País do Cinema.
Curadoria de Luís Ferro 
Produção: Os Filhos de Lumière 
Parcerias Institucionais: Coleção B e Rua das Gaivotas6
Convidados: José Manuel Martins (Diretor do Departamento de Filosofia da UÉ), João Soares (Diretor do Programa de Doutoramento em Arquitetura da UÉ) Jorge Branquinho (Cinema-fora-dos Leões)