Vão ser apresentados na Cinemateca Portuguesa - quinta-feira 5 de Janeiro de 2012 às 19h00 - os filmes português que resultaram do trabalho de iniciação ao cinema, "Cinema, cem anos de juventude" em que participaram seis turmas de escolas portuguesas ao longo do ano lectivo 2010/2011. Todos estes filmes abordam a mesma questão: “Mostrar/Esconder” no cinema – uma questão que mais de 500 crianças e adolescentes se colocaram no ano lectivo 2010/2011, vendo, analisando e discutindo filmes ao longo do ano sobre este ponto de vista, fazendo exercícios filmados onde descobrem a matéria do cinema, realizando por fim pequenos filmes-ensaio em Portugal, em França, em Espanha, em Itália, no Reino Unido, no Brasil (Rio de Janeiro).
As Cicatrizes do Coração
Escola Secundária de Serpa (8º ano) 7’ 26’’
O Outro Lado
Escola Profissional Fialho de Almeida (Vidigueira) 9’ 45’’
Uma Nova Amizade
Escola Secundária da Baixa da Banheira (Vale da Amoreira, Moita 7º ano) 7’7’’
Lian Xou
Escola Secundária Passos Manuel (Lisboa, 7º ano) 9’ 36’’
A Cassette
Biblioteca Abade Correia da Serra (Serpa, Clube de Cinema) 11’ 24’’
O Diário
Escola E.B.2.3 José Afonso (Alhos Vedros, Moita 7º ano) 8’ 40’’
Projecção seguida de conversa com os participantes portugueses que darão conta da sua experiência neste dispositivo
Além dos filmes portugueses, serão apresentados uma selecção de filmes dos participantes de outros países que fizeram pelo seu lado um filme-ensaio com as mesmas regras do jogo:
Escapada
Escola Els Xiprers, Valividrera - Catalunya - Espanha
Le petit cachottier (O segredinhos)
École Joliot Curie - Ivry sur Seine - França
Resgate
Escola Municipal Rivadávia Corréa - Rio de Janeiro - Brasil
O programa pedagógico “Cinema, cem anos de juventude”, é um projecto experimental de educação ao cinema, coordenado pela Cinemateca Francesa. Este projecto original reúne, à escala europeia, profissionais de cinema, professores, salas de cinema, associações e cinematecas. Criado em França em 1995 na celebração dos cem anos de cinema, este programa pedagógico tem vindo a ser implantado em Portugal pela Associação Os Filhos de Lumière – em parceria com a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema – desde o ano lectivo 2006/2007.