Pelo sexto ano consecutivo Portugal participa no programa pedagógico Cinema, cem anos de Juventude coordenado pela Cinemateca Francesa que envolve já sete países França, Espanha, Portugal, Itália, Reino Unido, Brasil e Alemanha.
Nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro de 2011 reuniram-se na Cinemateca Francesa em Paris cineastas, professores e parceiros culturais dos sete países, marcando assim o início deste programa de iniciação ao cinema no meio escolar. Depois do Rio de Janeiro ter aderido ao programa em 2010, foi agora a vez de S. Paulo. Este ano foram ainda integrados no dispositivo, a ilha de Guadalupe Francesa nas Antilhas e a Alemanha.
É neste primeiro encontro que Alain Bergala, apresenta com a colaboração de todos os participantes as pistas pedagógicas a trabalhar ao longo do ano a partir da questão de cinema escolhida para 2011-2012: A parte do real na ficção. Foram apresentados e analisados excertos de filmes marcantes de realizadores de todas as épocas e do mundo. A cinematografia de cada país envolvido tem um lugar especial nos materiais pedagógicos distribuidos e analisados por todos os participantes. Ao longo do ano cada aluno irá experimentar a sua maneira própria de trabalhar esta questão no interior de um filme ou mesmo num único plano.
Coordenado pela Associação Os Filhos de Lumière em parceria com a Cinemateca Portuguesa, cerca de 120 jovens de 6 escolas em três regiões de Portugal (em Lisboa, Moita e Serpa) participam - com o apoio do Programa VER (ICA), das câmaras e entidades regionais onde decorrem - neste programa pedagógico experimentando o cinema pelo lado da criação. Aliando a análise á prática eles irão desenvolver os exercícios propostos para os dois primeiros trimestres do ano lectivo e realizar os filmes-ensaio no último trimestre do ano, com as mesmas regras do jogo que todos os participantes dos outros países.
Em Março de 2012 haverá um segundo encontro entre os participantes dos sete países que irão apresentar e discutir os exercícios realizados pelos alunos e os seus processos de trabalho até essa data. Em Junho, haverá uma apresentação na Cinemateca Francesa, de todos os filmes finais, que serão representados por pelo menos três alunos de cada um dos 35 grupos participantes no dispositivo, que irão apresentar os filmes e dar conta da sua experiência perante todos os outros. Ao longo do ano e como é habitual cada grupo irá apresentar-se e partilhar as suas experiências com os participantes dos outros países através de Blog da Cinemateca Francesa criado especialmente com esse objectivo.
Nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro de 2011 reuniram-se na Cinemateca Francesa em Paris cineastas, professores e parceiros culturais dos sete países, marcando assim o início deste programa de iniciação ao cinema no meio escolar. Depois do Rio de Janeiro ter aderido ao programa em 2010, foi agora a vez de S. Paulo. Este ano foram ainda integrados no dispositivo, a ilha de Guadalupe Francesa nas Antilhas e a Alemanha.
É neste primeiro encontro que Alain Bergala, apresenta com a colaboração de todos os participantes as pistas pedagógicas a trabalhar ao longo do ano a partir da questão de cinema escolhida para 2011-2012: A parte do real na ficção. Foram apresentados e analisados excertos de filmes marcantes de realizadores de todas as épocas e do mundo. A cinematografia de cada país envolvido tem um lugar especial nos materiais pedagógicos distribuidos e analisados por todos os participantes. Ao longo do ano cada aluno irá experimentar a sua maneira própria de trabalhar esta questão no interior de um filme ou mesmo num único plano.
Coordenado pela Associação Os Filhos de Lumière em parceria com a Cinemateca Portuguesa, cerca de 120 jovens de 6 escolas em três regiões de Portugal (em Lisboa, Moita e Serpa) participam - com o apoio do Programa VER (ICA), das câmaras e entidades regionais onde decorrem - neste programa pedagógico experimentando o cinema pelo lado da criação. Aliando a análise á prática eles irão desenvolver os exercícios propostos para os dois primeiros trimestres do ano lectivo e realizar os filmes-ensaio no último trimestre do ano, com as mesmas regras do jogo que todos os participantes dos outros países.
Em Março de 2012 haverá um segundo encontro entre os participantes dos sete países que irão apresentar e discutir os exercícios realizados pelos alunos e os seus processos de trabalho até essa data. Em Junho, haverá uma apresentação na Cinemateca Francesa, de todos os filmes finais, que serão representados por pelo menos três alunos de cada um dos 35 grupos participantes no dispositivo, que irão apresentar os filmes e dar conta da sua experiência perante todos os outros. Ao longo do ano e como é habitual cada grupo irá apresentar-se e partilhar as suas experiências com os participantes dos outros países através de Blog da Cinemateca Francesa criado especialmente com esse objectivo.