2010-07-09

Os Filhos de Lumiére no FITAS 2010 na Baixa da Banheira







Vão ser apresentados no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, Moita, no sábado 10 de Julho às 16h00 - uma mostra de curtas-metragens no âmbito do FITAS 2010, uma iniciativa sem fins competitivos que pretende divulgar, promover e encorajar a produção de filmes que não tenham objectivos comerciais. O FITAS 2010 resulta do apoio que a Câmara Municipal da Moita presta à actividade autónoma juvenil, através da iniciativa “Apresenta o Teu Projecto”.
Neste âmbito, serão apresentados dois filmes que resultaram do trabalho de iniciação ao cinema, "Cinema, cem anos de juventude" em que participaram quatro turmas de escolas portuguesas ao longo do ano lectivo 2009/2010. Além dos dois filmes portugueses, serão apresentados um filme inglês, um espanhol, um italiano e um francês. Todos estes filmes abordam a mesma questão: "Porquê mexer a câmara? - Os movimentos de câmara"
Serão também apresentados três filmes que resultaram das oficinas "O Primeio Olhar" realizadas em Alhos Vedros, Baixa da Banheira, e Vale da Amoreira.

programa "Cinema, cem anos de juventude 2009-2010":
Vision
London Nautical School, Londres (Grã Bretanha)
O Amor em Jogo
Institut Castell d’Estela, Amer (Espanha)
Porquê?
Escola Secundária Passos Manuel, Lisboa (Portugal)
Breakers
I.S.Arte Calcagnadoro, Rieti (Itália)
Signes
Collége Claude Debussy, Aulney-Sous-Bois Académie de Créteil (França)
O Pavão
Escola Básica José Afonso, Moita (Portugal)

programa "O Primeiro Olhar":
Os Sonhos de Luna
Alhos Vedros (2009)
Entre Pobres e Ricos
Baixa da Banheira (2009)
Nos Olhos de Quem Vê
Vale da Amoreira (2010)