2009-04-09

O PRIMEIRO OLHAR - 51









Decorreu entre 31 de Março e 8 de Abril, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira (Moita), O Primeiro Olhar, oficina de iniciação ao cinema dirigido a crianças e jovens desta região, numa parceria entre a associação Os Filhos de Lumière e a Câmara Municipal da Moita.
Acompanhados por profissionais de cinema nas áreas da realização, imagem, som, produção e montagem, 14 jovens entre os 12 e os 15 anos descobriram a linguagem do cinema vendo e analisando filmes de curta metragem de autores como Abbas Kiarostami ou Akira Kurosawa, na sala de cinema deste Cine-Teatro. Criaram depois as suas próprias histórias e desenvolveram três pequenos argumentos a partir de espaços que tinham vontade de filmar.
Após a escolha dos actores, a preparação nos lugares escolhidos e aprender a manusear o material técnico de imagem e de som, entraram na fase de rodagem dos seus filmes durante três longos dias ocupando o papel de realizadores, assistentes de realização, anotadores, actores, operadores de câmara, responsáveis do som, do guarda roupa, da decoração e adereços etc.
Depois analisaram e escolheram as "takes", montaram e sonorizaram os seus filmes.
Oficina orientada por Teresa Garcia (realização), Pedro Pinho (imagem), Mafalda Roma (som), Pierre-Marie Goulet (montagem), José Lã Correia (produção).