2022-03-18

Encontro Intermédio / Cinema, Cem Anos de Juventude - Pantin, França - 15-17.03.2022



Em 17 e 18 de Março, decorreu no Ciné 104 em Pantin, o Encontro Intermédio, que reuniu parceiros dos 15 países que participam no projecto internacional Le Cinéma cent ans de jeunesse (Cinema, cem anos de juventude) para apresentar os exercícios realizados até a data pelos alunos em cada oficina a partir do tema em trabalho deste ano : O Motivo no Cinema, e das mesmas regras do jogo.

    
A associação Os Filhos de Lumière participa neste projecto há 16 anos com escolas públicas portuguesas ao longo do ano lectivo. Participaram neste encontro os cineastas Teresa Garcia, Luís Alves de Matos e Mafalda Roma, acompanhados pelos professores Nuno Albano da Escola Secundária Marquês de Pombal (Lisboa) e Maria João Brasão, da Escola Secundária de Serpa.
O diálogo e a reflexão entre os participantes foram dinamizados pelos fundadores deste programa pedagógico: Alain Bergala e Nathalie Bourgeois, da associação Cinéma Cent Ans de Jeunesse !, que coordena o projecto com Documentaire sur Grand Écran, Le Ciné 104, e o Festival Côté Court.
Fotografias : ©CCAJ / E. Ovejero