2020-12-01

CINED / SHORTCUT - Formação "Cinema, Cidadania" - Lisboa - 12.12.2020 até 06.03.2021

A associação cultural Os Filhos de Lumière está a organizar uma nova formação de educação ao cinema para professores, mediadores culturais e adultos interessados - Cinema, Cidadania - que se irá realizar em Lisboa na Biblioteca Municipal de Alcântara e na Cinemateca Júnior.

Esta iniciativa dos projecto CinEd e Shortcut será iniciada já a partir do próximo dia 12 de Dezembro de 2020 e se prolongará até meados do mês de Março de 2021. Esta é uma formação que pretende envolver professores e professores bibliotecários (que possam também envolver um grupo de alunos na formação), mediadores culturais e outros adultos interessados.
 
informação e inscrição: filhos.lumiere@gmail.com 
 
Baseada nos programas europeus de educação cinematográfica: CinEd e Shortcut, que visam a descoberta do cinema através do encontro com o próprio cinema, que a associação Os Filhos de Lumière tem vindo a desenvolver há largos anos, esta formação incide especialmente nas questões de cidadania e direitos humanos, dirigida a jovens entre os 6 e os 19 anos de idade, procurando simultaneamente aprofundar a sétima arte como objecto artístico e modalidade de conhecimento da vida e do mundo. 

Decorre num período entre dois e três meses, dando a conhecer uma metodologia participativa inovadora, através do contacto com a linguagem e matéria do cinema, em diálogo com as questões fundamentais da inclusão (a partir de uma selecção de filmes disponíveis nas plataformas em que Os Filhos de Lumière participam, em cooperação com os parceiros europeus), e com a experimentação prática dos seus múltiplos recursos pedagógicos.
 
Esta acção de formação, acreditada pelo Centro de Formação Calvet de Magalhães, com o formato de Oficina (30 horas: 15 h presenciais e 15 h de trabalho autónomo) que se destina a professores (com um grupo de alunos), professores bibliotecários, mediadores culturais e a outros interessados.

1ª sessão — Dar a conhecer o programa, as ferramentas pedagógicas e a metodologia da oficina que procura levar o aluno a descobrir por si próprio através de questões que lhe vão sendo colocadas, a olhar para um filme através do processo de criação cinematográfica e a ver e ouvir aquilo a que geralmente não presta atenção.

2ª sessão — Projecção de dois ou três filmes incluídos na colecção do programa Shortcut ou CinEd com a presença dos alunos. Diálogo entre cineastas, professores e alunos sobre as questões de cinema e de cidadania presentes em cada filme ( a partir da matéria cinematográfica).

3ª sessão — Sessão de balanço intermédio do trabalho realizado pelos docentes no trabalho autónomo e proposta de outras pistas pedagógicas a aplicar, a partir das questões colocadas por estes e das sugestões presentes nos cadernos pedagógicos do programa.

4ª sessão — 2ª projecção-conversa de filmes da colecção Shortcut, ou CinEd, com uma comparação entre os filmes e as questões de cinema e cidadania que estes sugerem ou levantam.

5ª sessão — Balanço final da oficina através da apresentação e reflexão sobre os trabalhos realizados por alunos  com quem trabalharam, pelos docentes formandos e debate sobre a experiência partilhada na oficina.

O trabalho autónomo é assente na aplicação prática das ferramentas pedagógicas abordadas nas sessões presenciais entre docentes e cineastas, e decorre no contexto lectivo, no intervalo entre as sessões presenciais. 
 
Os projectos CinEd e Shortcut tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.