2020-10-16

SHORTCUT - Residência na Escola Básica D. Martinho Vaz de Castelo Branco - Póvoa de Santa Iria - 15.10.2020

No dia 15 de Outubro de 2020 os alunos da Escola Básica D. Martinho Vaz de Castelo Branco, na Póvoa de Santa Iria, fizeram uma segunda sessão de filmagem no âmbito da "residência", oficina do projecto Shortcut que decorre desde o 24 de Setembro. Esta quarta sessão de um conjunto de seis será seguida de de duas sessões de montagem deste filme colectivo.

Esta oficina, inicialmente prevista na Primavera, foi adiada com a aparição da pandemia do Covid 19 e o fecho das escolas.

Oficina orientada por Rita Pestana (realização) com José Lã Correia (imagem), Mafalda Roma (som), Nuno Gonçalves e João Costa (produção).  

O programa europeu Shortcut (“Histórias Curtas, Grandes Questões”) é promovido pela Fundacja Centrum Edukacji Obywatelskiej (Polónia) e centrado no filme de curta-metragem como objecto artístico e no seu encontro com as questões fundamentais da cidadania e da inclusão.

Os Filhos de Lumière é responsável pela estratégia e o desenvolvimento do Shortcut em Portugal e insere-se numa rede constituída por quatro parceiros de quatro países que, para além de Portugal, são a Polónia, a Irlanda do Norte e a República Checa.

O projecto Shortcut tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.