2019-12-15

CINED V - Crescer com o Cinema V - Grupo 1 - Il Posto (O Emprego) de Ermanno Olmi - Centro Cultural Olga Cadaval - Sintra - 10.12.2019



A sexta sessão da oficina Cined - Crescer com o Cinema V, do programa CinEd, teve lugar no Centro Cultura Olga Cadaval, em Sintra, no dia 10 de Dezembre de 2019, juntando professores e alunos com Ana Eliseu, formadora da associação cultural Os Filhos de Lumière.

Conteúdos da sexta sessão (Grupo 1):
- Visionamento do filme Il Posto (O Emprego), de Ermanno Olmi,
- Apresentação do filme e conversa a seguir a projecção

As sessões de "CinEd - Crescer com o Cinema" alternam trabalho em sala de aula com os alunos, projeções em sala de cinema com as turmas e formação dos professores.

O filme Il Posto (O Emprego) integra a colecção dos filmes CinEd do programa CinEd, programa europeu de educação para o cinema dirigido aos jovens, promovido pelo Institut Français e dinamizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière em parceria, entre outros, com a Cinemateca Portuguesa.

CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária - Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França - Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal - Os Filhos de Lumière / República Checa - Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia - NEXT / Lituânia - Meno Avilys).

O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia, do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc e, em Sintra, da Câmara Municipal de Sintra..