2019-09-29

O MUNDO À NOSSA VOLTA / Cinema, cem anos de juventude 2019-2020 - Formação inicial - Cinemateca Francesa - 27 e 28.09.2019

Os cineastas e representantes da associação Os Filhos de Lumière participaram, nos dias 27 e 28 de Setembro de 2019 na formação inicial para o programa Cinema cem anos de juventude 2019-2020, dispositivo de educação ao cinema em que esta associação participa pelo decima quarto ano consecutivo.

O encontro de formação foi dirigido pelo autor e cineasta Alain Bergala, conselheiro artístico do dispositivo desde a sua criação, em colaboração com toda a equipa de coordenação do programa, e teve como principais pontos de trabalho a abordagem de questões sobre o tema deste ano (a sensação no cinema), através da análise de excertos de filmes, informação sobre as regras do jogo  e a apresentação e intercâmbio metodológico entre participantes.

A formação juntou representantes de professores, cineastas e parceiros culturais dos diferentes  países e regiões que integram actualmente o programa - Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil (cidades de São Paulo e Rio de Janeiro), Bulgária, Chile, Colômbia,  Espanha (Catalunha), França (que inclui Guadalupe, Martinica e Córsega), Índia, Japão, Lituânia, México, Portugal e Reino Unido (Inglaterra e Escócia), Uruguai. 

Em Portugal, este ano o projecto está implantado em escolas de Lisboa, Odivelas, Sintra, Serpa, Évora, Almodovar e Sobral de Monte Agraço.

Coordenado pela Associação Os Filhos de Lumière em parceria com a Cinemateca Portuguesa, cerca de 120 jovens, 12 professores orientados por cineastas e técnicos de cinema participam neste programa pedagógico descobrindo filmes chave da história do cinema e experimentando uma das artes mais  secretas e desconhecidas como frizou Victor Erice.

Em Março de 2020 haverá um segundo encontro entre os participantes (cineastas e professores) de todos os países envolvidos para apresentar e discutir os exercícios realizados pelos alunos e os seus processos de trabalho até essa data.

Em Junho, serão apresentados na Cinemateca Francesa todos os filmes finais, representados por pelo menos três alunos de cada um dos grupos participantes no dispositivo, que irão partilhar a sua experiência com todos os outros.  Em Portugal estes filmes irão ser apresentados inicialmente em cada cidade onde decorrem e posteriormente numa sessão pública na Cinemateca Portuguesa com a presença de todos os participantes.

Este projecto é realizado em parceria com a Cinemateca Portuguesa e conta com o apoio do ICA-Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Câmara Municipal de Lisboa, da Câmara Municipal de Serpa, da Câmara Municipal de Sintra, do Instituto Camões-CCP Paris e da Fundação Calouste Gulbenkain no âmbito do programa Academias Gulbenkian do Conhecimento.