2019-06-05

O MUNDO À NOSSA VOLTA / Cinema, cem anos de juventude 2018-2019 - Escola Secundária de Serpa - Encontros Internacionais "À Nous le Cinéma" - Paris, França - 05.06.2019



No dia 5 de Junho de 2019, 12 alunos do Clube de Cinema da Escola Secundária de Serpa apresentaram o seu filme-ensaio (filme final) "O Cavaleiro Andante", na Cinemateca francesa em Paris em representação de todos os membros do Clube. Estavam presentes também os professores e os cineastas-formadores.

Este filme-ensaio resulta do trabalho de iniciação ao cinema em que participaram ao longo do ano lectivo 2018-2019 sobre o tema "A Situação". Foi também apresentado, no âmbito dos 25 anos do programa, um testemunho de um antigo aluno do Clube de Cinema que participou na primeira edição do programa em 2006, em Serpa.

Partilharam com centenas de outros participantes de várias regiões de França, Espanha, Bélgica, Itália, Inglaterra, Escócia, Alemanha, Bulgária, Lituânia, Finlândia, Brasil, México, Argentina, Índia e Japão - a sua experiência e processo de trabalho na realização dos seus filmes e assistiram à projecção e apresentação dos filmes dos outros participantes neste programa, neste dia e no dois dias seguintes.

Este dispositivo pedagógico, que tem vindo a ser desenvolvido em Portugal pela mão da Associação Cultural Os Filhos de Lumière desde 2006, é realizado em parceria com a Cinemateca Francesa (coordenadora do programa geral) e com a Cinemateca Portuguesa e integra o projecto "O Mundo à Nossa Volta / Eu e o Mundo” com o apoio do ICA, do Programa Gulbenkian Conhecimento, das Câmaras Municipais de Lisboa, de Sintra, de Serpa, dos Ministérios da Cultura e da Educação de França, do Instituto Camões e Embaixada de Portugal em França, e ainda das escolas e diversas entidades locais que participam no apoio às viagens dos participantes à Cinemateca francesa em Paris.