2019-02-25

CINED IV - Crescer com o Cinema III - 3ª sessão - Cinemateca Júnior - 22.02.2019



A terceira sessão da formação Crescer com o Cinema III, no âmbito do programa Europeu de educação para o Cinema - CinEd IV - 2018-2019 teve lugar em Lisboa no dia 22 de Fevereiro de 2019 na Cinemateca Júnior com alunos e professoras de 4 turmas de 7ºano do Agrupamento de Escolas nº2 de Serpa (Escola Secundária de Serpa e Escola E.B.2.3 de Vila Nova de São Bento)

Nesta sessão foi apresentado o filme Uma Pedra no Bolso de Joaquim Pinto, projecção seguida de uma conversa com os alunos e Teresa Garcia e Rossana Torres, formadoras da associação Os Filhos de Lumière.

As sessões de "CinEd - Crescer com o Cinema" alternam trabalho em sala de aula com os alunos, projeções em sala de cinema com as turmas e formação dos professores.

Esta formação é realizada em parceria com a Escola Secundária de Serpa e com o apoio da Câmara Municipal de Serpa.

CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária - Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França - Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal - Os Filhos de Lumière / República Checa - Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia - NEXT / Lituânia - Meno Avilys).

O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.