2018-04-29

NO PAÍS DO CINEMA / CINED - Uma Pedra no Bolso de Joaquim Pinto - Auditório Soror Mariana - Évora - 04.05.2018

Uma Pedra no Bolso de Joaquim Pinto será apresentado na sexta-feira 4 de Maio de 2018 às 21h30 no Auditório Soror Mariana, em Évora, no âmbito do ciclo No País do Cinema numa sessão de Cinema-Fora-dos Leões / Universidade de Évora, em parceria com Os Filhos de Lumière e integra a formação de professores do programa CinEd que vai ter lugar de 4 a 15 de Maio na Escola Secundária Gabriel Pereira. Entrada livre.


O projecto CinEd, da responsabilidade da Associação Os Filhos de Lumière em Portugal, é coordenado pelo Institut Français (Paris) com o apoio pedagógico da Cinemateca Francesa através do seu programa internacional (Cinéma, Cent ans de Jeunesse) e tem o apoio financeiro da Europa Criativa através do programa MEDIA – Desenvolvimento de Audiências. Tem como principal objectivo permitir aos jovens europeus a descoberta da riqueza e da diversidade do cinema de cada país europeu.

O CinEd disponibiliza, através de uma plataforma online, um conjunto de obras cinematográficas - filmes patrimoniais e contemporâneos, seleccionadas previamente pelo conjunto dos participantes (Colecção CinEd), que são oriundas de cada país parceiro do projecto - Espanha, Portugal, Itália, Roménia, Bulgária, República Checa, Finlândia e França, destinadas a jovens de várias faixas etárias, no âmbito escolar - desde o ensino básico ao ensino secundário, ou fora da escola. Todos os filmes têm características técnicas que lhes permitem ser projectados através de um download temporário em sala de cinema.