2017-04-25

MOVING CINEMA - Jovens Programadores - Cineclube das Gaivotas - Il Posto, de Ermanno Olmi e A Promessa, de Luc e Jean-Pierre Dardenne - Cinemateca - 29.04.2017


l Posto (O Emprego), de Ermanno Olmi e A Promessa, de Luc e Jean-Pierre Dardenne serão apresentados no sábado 29 de Abril de 2017, às 14h00, na Cinemateca, numa sessão dupla programada pelo Cineclube das Gaivotas, iniciativa da associação cultural Os Filhos de Lumière, em parceria com a Cinemateca Portuguesa.

Esta programação, integrada no projecto Moving Cinema, faz parte de um ciclo que conta com jovens programadores da Escócia, Espanha e Lituânia, e teve como ponto de partida uma lista comum de filmes da qual cada cineclube escolheu um par de filmes (obrigatoriamente um deles anterior a 1989 e outro posterior). A primeira sessão foi a nossa proposta, a segunda foi a proposta do cineclube da Lituânia.

Esta sessão interroga-nos acerca da transição para a idade adulta, do que é ser livre, o poder de escolha, o compromisso, e também acerca do papel do indivíduo na sociedade capitalista ocidental, de como é viver fora/ dentro desta, e de como essa sociedade se veio a desenvolver ao longo da segunda metade do século XX e a criar problemas cada vez mais complexos e amplos.

Apesar dos filmes serem apresentados a pares, existe entre eles uma linha condutora, criada através das fases da vida de uma criança até à transição para idade adulta. Nos quatro filmes, quatro personagens masculinas, com uma presença muito forte, debatem-se com o seu presente e uma ideia de futuro. Em todos eles a questão da liberdade é fulcral e parece-nos um bom ponto de partida para refletirmos sobre a sociedade atual que começa em nós, e para interrogar sobre tudo o que nos moldou até aqui.

Projecção seguida de uma conversa aberta sobre os filmes com a presença dos convidados Rui Tavares e Luciana Fina.