2016-10-21

O MUNDO À NOSSA VOLTA / MOVING CINEMA - Sessão especial Cuba - DocLisboa . Cinemateca - 26.10.2016

DocEscolas, serviço educativo do Festival DocLisboa, apresenta sessões de cinema para alunos dos vários graus de ensino, com debates a acompanhar os filmes, nomeadamente em parceria com Os Filhos de Lumière.

Na quarta-feira 26 de Outubro de 2016, às 15h30, na Cinemateca Portuguesa, será apresentada uma "sessão especial Cuba" no âmbito do ciclo “Por um Cinema Impossível: documentário e vanguarda em Cuba” do DocLisboa. Esta sessão integra o programa Moving Cinema.

Sessão seguida de debate com Os Filhos de Lumière

Serão apresentados:

Por Primera Vez, de Octavio Cortázar, 1967, Cuba, 10’

As unidades de cinema móvel do Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos visitam um local remoto, nas montanhas do leste. Impressões e opiniões dos camponeses da zona, que vêem cinema pela primeira vez.

Nuestra Olimpiada en La Habana, de José Massip, 1968, Cuba, 19’

Reportagem humorística sobre a XVII Olimpíada Mundial de Xadrez, que teve lugar em Havana, em 1966: os preparativos, o interesse do público, as expressões faciais, as caretas nervosas e os gestos dos grandes mestres.

Acerca de un Personaje que Unos llaman San Lázaro y Otros llaman Babalú, de Octavio Cortázar, 1968, Cuba, 20’

A celebração do dia de São Lázaro, no santuário El Rincón, a 25km de Havana, serve para uma reflexão sobre diferentes formas de religiosidade. São Lázaro e Babalú são as versões católica e ioruba (religião afro-cubana) do santo das doenças de pele.

Cofia Arábiga, de Nicolás Guillén Landrián | 1968 | Cuba | 18’

O filme aborda o cultivo do café e o seu processamento agrícola e industrial. A utilização de The Fool on the Hill, dos Beatles, gerou polémica e o filme foi banido logo que o plano estatal traçado para a produção de café colapsou.

En la Otra Isla, de Sara Gómez | 1968 | Cuba | 41’

Conjunto disperso de retratos individuais dos habitantes da ilha de Pinos [actualmente, Ilha da Juventude], que contam as suas histórias, partilham reflexões e abordam temas como o racismo e a delinquência, tabu para muitos cineastas da época.