2016-04-28

MOVING CINEMA / CINED / Cinema, cem anos de Juventude - apresentação Europa Criativa - Cinema São Jorge - Lisboa - 02.05.2016

20160502 Europa Criativa
Os Filhos de Lumière, associação cultural vocacionada para a sensibilização ao cinema enquanto forma de expressão artística, foi convidada pelo responsável do Media Desk do Europa Criativa, a apresentar no dia 2 de Maio, no Cinema São Jorge, em Lisboa, os projectos europeus de sensibilização ao cinéma CinEd (desde 2015) e Moving Cinema (desde 2014), que que têm sido desenvolvidos em colaboração com todos os países parceiros envolvidos.

Os dois projectos propõem de forma complementar a descoberta do cinema, explorando a sua riqueza e diversidade, como forma de conhecimento, de criação, de pensar e de imaginar o mundo.

Será ainda apresentado nesta sessão, na parte dedicada ao projectos desenvolvidos por Os Filhos de Lumière, o novo website do programa pedagógico "Cinema, cent ans de jeunesse”, dispositivo em que esta associação participa desde 2006, através de O Mundo à Nossa Volta, que integra actualmente 13 países da Europa, da América Central e América do Sul, numa prática e reflexão conjunta sobre a iniciação ao cinema dirigida a crianças e jovens. O site reúne importantes recursos pedagógicos que cruzam os projectos CinEd e Moving Cinema, e que poderão vir a ser utilizados por todos aqueles a quem esta actividade possa interessar.

Integram o painel Teresa Garcia e Rossana Torres, membros da direcção da associação Os Filhos de Lumière e responsáveis pela coordenação e implementação dos três  projectos em Portugal; Léna Rouxel, responsável pela coordenação geral do programa CinEd do Institut Français; e Isabelle Bourdon, em nome da Cinemateca Francesa, entidade parceira de ambos os projectos, e uma das responsáveis do programa pedagógico internacional Cinéma, Cent ans de jeunesse (Cinema, Cem Anos de Juventude).

A apresentação da sessão será feita pela Presidente do Conselho Diretivo do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, Filomena Serras Pereira. O segundo painel da sessão será dinamizado pela Apordoc – Associação pelo Documentário.

Inscrições gratuitas e obrigatórias em geral@europacriativa.eu