A associação Os Filhos de Lumière, acolheu em Lisboa, entre os dias 17 e 19 de fevereiro, o encontro entre os parceiros de Portugal, França, Espanha, Itália, República Checa, Roménia e Bulgária do programa europeu de educação ao cinema CinEd, para reflexão sobre as metodologias de trabalho e os objectivos já alcançados, bem como as estratégias pedagógicas e de disseminação a adoptar após o lançamento da plataforma online criada especificamente para o projecto. As sessões de trabalho tiveram lugar no espaço cultural Rua das Gaivotas e Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, e contou igualmente com a participação da associação finlandesa Ihme Filmi que irá tornar-se um parceiro do CinEd ainda durante este ano.
A tecnologia digital tem tido um importante impacto na forma não só como se produz, mas como se distribui e acede aos bens culturais. O desenvolvimento de ferramentas que permitam uma descoberta do cinema europeu, explorando a sua riqueza e diversidade, estão na base do programa, que disponibiliza uma colecção de filmes digitalizados e legendados em sete línguas, acompanhados de materiais pedagógicos, com o intuito de desenvolver a percepção e o imaginário através do encontro e o diálogo com os filmes, cineastas e cinematografias. Os filmes e respectivos cadernos pedagógicos estarão acessíveis online, numa plataforma gratuita e multilingue.
Materiais pedagógicos para professores e educadores
“A originalidade e a diversidade dos cadernos pedagógicos, bem como a proposta de ligações dentro da colecção constituem a especificidade do programa”, resume Nathalie Bourgeois, da Cinemateca Francesa, parceiro pedagógico do CinEd. Cada país está neste momento a finalizar os cadernos pedagógicos, em colaboração com cineastas e especialistas que, para cada filme propõem uma contextualização, análise e exercícios de comparação. Durante esta primeira fase de experimentação, tiveram ainda lugar comités de validação, que incluíram sessões de trabalho em pequenos grupos com dois a três países parceiros em Bari (Itália), Sofia (Bulgária) e Bucareste (Roménia).
Embora o ponto de partida seja a plataforma digital, o objectivo máximo passa por levar o cinema europeu, inicialmente em circuito não comercial, ás salas de cinema e outros espaços, como festivais, cineclubes etc, dirigido ao público escolar, havendo em cada país parceiro um trabalho de formação de professores com o apoio de cineastas e profissionais de cinema, bem como a organização de projecções-conversa com crianças e jovens. Em Portugal, a partir de Fevereiro, estão previstas actividades de formação, no âmbito do CinEd, em Évora, Lisboa e Fundão.
A importância do trabalho colaborativo
“A circulação e partilha do trabalho desenvolvido pela rede de parceiros é fundamental para o sucesso do programa”, foi um dos aspectos destacados durante o encontro em Lisboa por Léna Rouxel, responsável pela gestão global do programa, pelo Institut Français, estando previsto um simpósio em julho, na República Checa, para avaliação do primeiro ano do projecto e encontro com representantes de organizações e projectos que trabalham a educação ao cinema na Europa, e ainda diferentes sessões de trabalho entre os vários parceiros.
Durante este segundo ano do projecto, será ainda desenvolvido um caderno sobre metodologias, sob a coordenação da Cinemateca Francesa, que incluirá alguns resultados das primeiras acções, assim como recomendações práticas de trabalho com os recursos pedagógicos disponíveis na plataforma.
Nesta primeira fase os filmes disponibilizados na plataforma vão ser: Shelter de Dragomir Sholev (Bulgária, 2011); En Construcción de José Luis Guerin (Espanha, 2001); O Espírito da Colmeia de Victor Erice (Espanha, 1973); Pierrot le fou de Jean-Luc Godard (França, 1965); Rentrée des Classes de Jacques Rozier (França, 1955); Petite Lumière de Alain Gomis (França, 2003); O Sangue de Pedro Costa (Portugal, 1989); Uma Pedra no Bolso de Joaquim Pinto (Portugal, 1987); The Happiest Girl in the World de Radu Jude (Roménia, 2009) e The Way I Spent the End of the World de Cãtãlin Mitulescu (Roménia, 2006)
A coordenação geral do programa está a cargo do Institut Français, ficando a coordenação local da responsabilidade dos parceiros, em que no caso português é assumida pela associação Os Filhos de Lumière.
“A originalidade e a diversidade dos cadernos pedagógicos, bem como a proposta de ligações dentro da colecção constituem a especificidade do programa”, resume Nathalie Bourgeois, da Cinemateca Francesa, parceiro pedagógico do CinEd. Cada país está neste momento a finalizar os cadernos pedagógicos, em colaboração com cineastas e especialistas que, para cada filme propõem uma contextualização, análise e exercícios de comparação. Durante esta primeira fase de experimentação, tiveram ainda lugar comités de validação, que incluíram sessões de trabalho em pequenos grupos com dois a três países parceiros em Bari (Itália), Sofia (Bulgária) e Bucareste (Roménia).
Embora o ponto de partida seja a plataforma digital, o objectivo máximo passa por levar o cinema europeu, inicialmente em circuito não comercial, ás salas de cinema e outros espaços, como festivais, cineclubes etc, dirigido ao público escolar, havendo em cada país parceiro um trabalho de formação de professores com o apoio de cineastas e profissionais de cinema, bem como a organização de projecções-conversa com crianças e jovens. Em Portugal, a partir de Fevereiro, estão previstas actividades de formação, no âmbito do CinEd, em Évora, Lisboa e Fundão.
A importância do trabalho colaborativo
“A circulação e partilha do trabalho desenvolvido pela rede de parceiros é fundamental para o sucesso do programa”, foi um dos aspectos destacados durante o encontro em Lisboa por Léna Rouxel, responsável pela gestão global do programa, pelo Institut Français, estando previsto um simpósio em julho, na República Checa, para avaliação do primeiro ano do projecto e encontro com representantes de organizações e projectos que trabalham a educação ao cinema na Europa, e ainda diferentes sessões de trabalho entre os vários parceiros.
Durante este segundo ano do projecto, será ainda desenvolvido um caderno sobre metodologias, sob a coordenação da Cinemateca Francesa, que incluirá alguns resultados das primeiras acções, assim como recomendações práticas de trabalho com os recursos pedagógicos disponíveis na plataforma.
Nesta primeira fase os filmes disponibilizados na plataforma vão ser: Shelter de Dragomir Sholev (Bulgária, 2011); En Construcción de José Luis Guerin (Espanha, 2001); O Espírito da Colmeia de Victor Erice (Espanha, 1973); Pierrot le fou de Jean-Luc Godard (França, 1965); Rentrée des Classes de Jacques Rozier (França, 1955); Petite Lumière de Alain Gomis (França, 2003); O Sangue de Pedro Costa (Portugal, 1989); Uma Pedra no Bolso de Joaquim Pinto (Portugal, 1987); The Happiest Girl in the World de Radu Jude (Roménia, 2009) e The Way I Spent the End of the World de Cãtãlin Mitulescu (Roménia, 2006)
A coordenação geral do programa está a cargo do Institut Français, ficando a coordenação local da responsabilidade dos parceiros, em que no caso português é assumida pela associação Os Filhos de Lumière.