2015-06-01

O MUNDO À NOSSA VOLTA / Cinema cem anos de juventude na Cinemateca Francesa - 3/4/5.06.2015

Dezoito jovens portugueses, entre os 12 e os 18 anos, vão apresentar na sala Henri Langlois da Cinemateca Francesa em 3, 4 e 5 de Junho de 2015  os filmes-ensaio que resultaram do trabalho de iniciação ao cinema em que participaram este ano.

Em representação de todos os  que participaram no programa pedagógico Cinema, cem anos de juventude, em escolas de Lisboa, Moita e Serpa, estes jovens irão partilhar com centenas de outros participantes de várias regiões de França, Espanha, Itália, Bélgica, Inglaterra, Alemanha, Bulgária, Áustria, Brasil e República de Cuba, a sua experiência e processo de trabalho na realização dos seus filmes e irão assistir à projecção e apresentação dos filmes dos outros participantes neste programa.

Os cineastas e os professores que orientaram este dispositivo ao longo do ano irão também estar presentes e participar no balanço anual deste programa pedagógico, e na preparação do próximo ano lectivo.

Mais de duas mil crianças e adolescentes nos países envolvidos neste dispositivo realizaram pequenos filmes a partir das mesmas regras do jogo sobre a questão do Intervalo no cinema.

A primeira parte desta oficina é consagrada ao visionamento de filmes e excertos de filmes de diferentes realizadores e géneros que ajudam a precisar e a compreender a questão de cinema em trabalho. Esta etapa é indispensável antes dos participantes neste projecto singular começarem a fazer os exercícios filmados individuais numa primeira fase e depois o filme-ensaio colectivo.

São cerca de 40 filmes colectivos entre os mais de cem filmes-ensaio realizados no âmbito deste projecto, que vamos ver ao longo de três dias na Cinemateca Francesa.  

Este dispositivo pedagógico que tem vindo a ser desenvolvido em Portugal pela mão da Associação Cultural Os Filhos de Lumière desde 2006, é realizado em parceria com a Cinemateca Francesa (coordenadora), com a Cinemateca Portuguesa e integra "O Mundo à Nossa Volta" com o apoio do Programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian, das Câmaras Municipais de Serpa, Lisboa e Moita, do ICA, dos Ministérios da Cultura e da Educação de França, e ainda do Instituto Camões e Embaixada de Portugal em França, das escolas e diversas entidades locais (que participaram no apoio a viagem dos participantes a Paris).

Graças ao apoio da Fundação EDF está a ser criado um novo site onde serão mostradas e aprofundadas as pistas pedagógicas lançadas ao longo de vinte anos, que ajudam a pensar, a investigar e a explorar de ano para ano, uma nova questão de cinema.

Em breve serão anunciadas  as datas de apresentação em Portugal dos filmes que resultaram deste programa nas três regiões participantes.