2015-02-03

FILMAR na Freguesia da Misericórdia - Lisboa - 05.02 a 05.03 de 2015

No dia 5 de Fevereiro irá iniciar-se a oficina FILMAR, dirigida a professores, monitores, agentes educativos, e todos os interessados, que se irá estender até dia 5 de Março. Esta oficina insere-se no projecto DNA Lisboa II para o eixo de São Paulo na Freguesia da Misericórdia, apoiado pelo programa BIP/ZIP da CML. Para além de toda a rede DNA Lisboa, esta oficina conta ainda com a parceria do Teatro Cão Solteiro, que disponibilizou o espaço para a sua realização, e envolve professores de várias escolas de Lisboa e outras pessoas do bairro.

FILMAR é um curso de iniciação ao cinema enquanto forma de expressão artística. Serão trabalhadas as metodologias praticadas nas oficinas dirigidas a crianças e jovens que esta associação orienta na escolas e fora delas, e que assentam essencialmente na educação do olhar. Filmar para ver.
Após uma primeira fase de análise conjunta sobre a linguagem e a matéria do cinema, através do contacto com filmes e excertos de filmes que marcaram a história do cinema, os participantes irão olhar à volta, olhar o bairro e desenvolver uma ideia para um pequeno filme-ensaio colectivo com o apoio de profissionais de cinema.
Cada um irá escolher e assumir um papel na equipa técnica (e artística) que em conjunto irá realizar e montar o filme.
O filme que resultar desta oficina será depois apresentado a toda a comunidade no espaço DNA Lisboa, na presença dos seus autores que darão conta do processo e da sua experiência  pessoal, e será um momento de reflexão sobre práticas educativas e formas de pensar o mundo através da arte cinematográfica.