2015-01-25

MOVING CINEMA: Les 400 Coups de François Truffaut na Cinemateca - 04.02.2015

No âmbito do projecto Moving Cinema, apresentação do filme de François Truffaut “Les 400 Coups” (Os 400 Golpes) na quarta-feira 4 de Fevereiro de 2015 às 11h00. Essa sessão contará com a presença de vários alunos e professores das diversas escolas onde a associação desenvolve as suas actividades. 

Moving Cinema reune três entidades que há longa data se dedicam á sensibilização ao cinema dentro e fora da escola através do contacto com obras chave da história do cinema aliado á experimentação do acto de filmar com o apoio de cineastas e profissionais de cinema: “Os Filhos de Lumière” em Portugal, “A Bao A Qu” na Catalunha, em Espanha e “Meno Avylis” na Lituânia. 

 Esse projecto - que recebeu o apoio da Europa Criativa - tem como objectivo pensar e desenvolver através de metodologias comuns, de uma prática e reflexão conjunta, novas formas de olhar o cinema (nacional, europeu e do mundo) e de o apreciar como forma de expressão artística e de conhecimento do mundo. Para além dos encontros, seminários, projecções, site comum, edições, etc., que irão reunir três países em torno de um objectivo comum, será realizado em cada país um programa ao longo do ano (projecções, encontros com realizadores, oficinas, criação de um cineclube ) que entrará em diálogo com os outros dois. Este projecto integra vários parceiros em cada país destacando-se em Portugal a Cinemateca Portuguesa e o DNA Lisboa onde irão decorrer grande parte das actividades previstas na região de Lisboa. Estas actividades serão articuladas com os vários programas pedagógicos da associação Os Filhos de Lumière, nomeadamente O Mundo à Nossa Volta através das oficinas Cinema cem anos de Juventude, O Primeiro Olhar e do CineClube das Gaivotas, a fim de explorar todas as formas e métodos de sensibilização e conhecimento de uma arte que apela ao prazer de descobrir as obras, á reflexão, á expressão artística, ao diálogo e partilha com os outros sobre aquilo com que se interroga, á familiarização com os espaços culturais, intervenção, integração, etc.