2014-06-28

O MUNDO À NOSSA VOLTA - Cinema, cem anos de Juventude - DNA Lisboa - 07.07.2014

Apresentação dos filmes realizados em Lisboa no âmbito do programa pedagógico “Cinema cem anos de Juventude”. No dia 7 de Julho às 18h30 serão apresentados no DNA Lisboa, os filmes-ensaio que resultaram do trabalho de iniciação ao cinema desenvolvido ao longo do ano lectivo com alunos da Escola Básica Marquesa de Alorna, Escola Básica e Secundaria Passos Manuel e Escola Secundária LuÍs de Camões. 

Apesar da ideia/história escolhida por cada grupo participante ser completamente livre, todos os filmes abordam a questão de cinema este ano em trabalho, O Plano-Sequência. uma questão que cerca de 2000 crianças e adolescentes se colocaram ao longo do ano, nos 11 países participantes (Portugal, França, Espanha, Itália, Inglaterra, Escócia, Bélgica, Áustria, Alemanha, Brasil e República de Cuba), vendo, analisando e discutindo filmes, fazendo exercícios filmados e realizando finalmente os filmes-ensaio com as mesmas regras do jogo. 

Uma parte dos filmes foram apresentados na Cinemateca Francesa em Paris no inicio do mês de Junho com uma representação portuguesa que incluiu este ano a Escola Secundária Passos Manuel e a Escola E.B. Marquesa de Alorna em Lisboa. 

Em Portugal, este programa pedagógico, tem vindo a ser desenvolvido em Lisboa, na Moita e em Serpa, pela mão da Associação Cultural Os Filhos de Lumière desde 2006, é realizado em parceria com a Cinemateca Francesa (que o coordena a nível geral), com a Cinemateca Portuguesa, o Institut Français du Portugal, e vários outros parceiros em cada zona onde intervém, integra o projecto "O Mundo à Nossa Volta" com o apoio do Programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian, tem o apoio das Câmaras Municipais de Lisboa, Moita e Serpa, e ainda da Cinemateca Francesa, do Instituto Camões/ Embaixada de Portugal em França, das próprias escolas e diversas entidades locais (para a participação nos encontros em Paris) e benificia do apoio dos Ministérios da Cultura e da Educação de França. 

Entre Junho de 2014 e Junho 2015 celebram-se os 20 anos deste programa pedagógico, com diferentes actividades de reflexão e divulgação deste programa experimental nos vários países participantes, para além da construção de um novo site graças ao apoio financeiro da Fondation EDF para este ano especial, onde serão apresentadas e exemplificadas em detalhe as bases pedagógicas que têm vindo a ser trabalhadas e aprofundadas entre todos os países envolvidos ao longo dos últimos vinte anos. 

A projecção será seguida de conversa com os participantes presentes que darão conta da sua experiência neste dispositivo e é aberta a todos os familiares, amigos, parceiros e interessados.