Seis jovens entre os 10 e os 14 anos, oriundos de Serpa, Lisboa e Vale da Amoreira, vão apresentar os filmes finais que resultaram do trabalho de iniciação ao cinema em que participaram ao longo do ano lectivo 2012/2013, entre 5 e 7 de Junho, na Cinemateca Francesa em Paris
Em representação de três das seis turmas que participaram no programa pedagógico Cinema, cem anos de juventude, estes jovens irão partilhar com centenas de participantes de várias regiões de França, de Espanha, de Itália, Reino Unido, Brasil (no Rio de Janeiro e em São Paulo) e a República de Cuba, a sua experiência e processo de trabalho na realização dos seus filmes e irão assistir à projecção e apresentação dos filmes de todos os participantes neste programa.
Os cineastas e os professores que orientaram este dispositivo ao longo do ano irão também estar presentes e participar no balanço anual deste programa pedagógico, e na preparação do próximo ano lectivo.
Mais de mil e quinhentas crianças e adolescentes nos oito países envolvidos neste dispositivo realizaram este ano pequenos filmes a partir das mesmas regras do jogo colocando-se uma questão que está no centro de todas as etapas da criação cinematográfica. O que é "mettre en scène"?
Depois dos exercícios filmados nos dois primeiros períodos onde criaram situações e dispuseram os actores em espaços abertos ou fechados para transmitir as suas relações e sentimentos, crianças e jovens participaram em todas as etapas do seu filme final desde a escrita do argumento, á reperage, enquadramentos, representação dos actores, gravação do som, até á montagem e misturas, confrontando-se sempre com a questão este ano em trabalho.
A escolha dos décores/espaços e a situação/emoção a transmitir levaram crianças e jovens a criar e revelar laços e conflitos entre as personagens e os seus décores. Através desta experiência perceberam que a mise-en- scene no cinema se faz pelas relações, que se estabelecem entre as personagens e o seu espaço (o mundo), através da sua disposição no décor, da relação com o fundo, do enquadramento, da luz, da cor, do movimento, do som, do ritmo. Da forma de "atacar" uma cena enfim. É isso o que vamos ver nos cerca de 40 filmes que vão ser apresentados ao longo de três dias na Cinemateca Francesa.
Este projecto que tem vindo a ser desenvolvido em Portugal pela mão da Associação Cultural Os Filhos de Lumière há já sete anos consecutivos, é realizado em parceria com a Cinemateca Francesa e a Cinemateca Portuguesa tem o apoio financeiro do ICA-Programa VER, das Câmaras Municipais de Serpa e da Moita, de diversas entidades locais nas três regiões, da Cinemateca Francesa, do Instituto Camões e da Embaixada de Portugal em França, do Institut français du Portugal, e ainda dos Ministérios da Cultura e da Educação de França.