Desde o início do ano lectivo 2012-2013 decorre em Serpa a realização do programa "Olhar à Volta"
O
projecto Olhar à Volta consiste no desenvolvimento de competências dos alunos
através do cinema e do vídeo, que resulte na melhoria do seu desempenho
escolar. É um trabalho
que está a ser desenvolvido com a Escola Secundária de Serpa no âmbito do
Programa EMA (Estímulo à Melhoria das Aprendizagens) promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. Pressupõe
a realização de oficinas de iniciação ao cinema dirigidas a três turmas de
diferentes anos do ensino básico (7º, 8º e 9º) ao longo de um ano lectivo.
Prevê a articulação de um dispositivo pedagógico que engloba
professores, alunos e cineastas em torno da expressão cinematográfica e da
aquisição de conhecimentos. O contacto com
cinematografias de diferentes culturas e géneros, a experiência individual e
colectiva, o trabalho de equipa, utilização de equipamentos técnicos de imagem,
de som, de montagem, os aspectos artísticos, a aprendizagem do rigor,
exigência, percepção, atenção, responsabilidade. A criação de imaginários
através do contacto com o cinema. O olhar singular e individual de cada aluno
participante.
A criação de
pequenas obras realizadas pelos participantes – a partir das matérias em
trabalho na escola - serão utilizadas para partilhar e reflectir sobre os temas
que as motivaram, sobre os processos de trabalho, sobre as descobertas de cada
aluno envolvido.
Este projecto
permite um maior envolvimento da escola com o exterior através da utilização e frequência dos espaços culturais
da cidade e da região.
O Projecto E.M.A. - Estímulo à Melhoria das Aprendizagens - tem como objetivo incentivar o aparecimento, o desenvolvimento e a divulgação de projectos inovadores, de qualidade, promovidos por Agrupamentos de Escolas/ Escolas públicas não agrupadas, que fomentem o sucesso dos alunos através da sua participação em atividades devidamente estruturadas e realizadas em parceria com entidades externas à comunidade escolar.
Esta iniciativa visa estimular a apresentação de propostas de intervenção que, para além de refletirem a ligação à comunidade e a entidades e instituições públicas e/ou privadas, bem como a outras escolas, facilitem as aprendizagens nas áreas disciplinares, fomentem a criatividade e o empreendedorismo dos alunos e desenvolvam competências de formação escolar, profissional e pessoal, conducentes à promoção da qualidade educativa.