2010-11-29

CINEMA, CEM ANOS DE JUVENTUDE na Cinemateca - 02.12.2010






Vão ser apresentados na Cinemateca Portuguesa - quinta-feira 2 de Dezembro às 19h00 - oito filmes que resultaram do trabalho de iniciação ao cinema, "Cinema, cem anos de juventude" em que participaram quatro turmas de escolas portuguesas ao longo do ano lectivo 2009/2010. Além dos quatro filmes portugueses, serão apresentados um filme inglês, um espanhol, um italiano e um francês. Todos estes filmes abordam a mesma questão: "Porquê mexer a câmara? - Os movimentos de câmara" Uma questão que mais de 500 crianças e adolescentes se colocaram no ano lectivo 2009/2010, realizando pequenos filmes-ensaio em França, em Espanha, em Portugal, em Itália e no Reino Unido.

Vision - London Nautical School, Londres (Reino Unido)
O Pavão - Escola Básica José Afonso, Alhos Vedros - Moita (Portugal)
Os acordes da mudança – Escola Secundária de Serpa (Portugal)
L’amistad – Institut Fort Pius, Barcelona (Espanha)
Porquê? - Escola Secundária Passos Manuel, Lisboa (Portugal)
Signes - Collège Claude Debussy, Aulnay-Sous-Bois (França)
Breakers - I.S.Arte Calcagnadoro, Rieti (Itália)
Ainda amo as rosas – Escola Secundária de Serpa (Clube de cinema)

Cinema, cem anos de juventude é um projecto experimental de educação ao cinema, coordenado pela Cinemateca francesa. Este projecto original reúne á escala europeia profissionais de cinema, professores, salas de cinema, associações e cinematecas.
Este programa pedagógico, que foi criado em França em 1995 na celebração dos cem anos de cinema, tem vindo a ser implantado em Portugal pela Associação Os Filhos de Lumière - em parceria com a Cinemateca Portuguesa - desde o ano lectivo 2006/2007.