2015-11-04

NOS CAMINHOS DA INFÂNCIA: Diario di un Maestro de Vittorio de Seta - CAM Fundação Calouste Gulbenkinan - 07.11.2015


"Diario di un Maestro", de Vittorio de Seta, será apresentado por Bernard Eisenchitz e José Manuel Costa, no ciclo "Nos Caminhos da Infância" - sábado 7 de Novembro de 2015 às 15h00 e 18h30 no CAM (Fundação C.Gulbenkian).

A dramaturgia de Diario di un Maestro baseia-se nos incidentes do quotidiano. Mas está também muito afastada do famoso projecto neo-realista de Cesare Zavattini que era “filmar o dia de um homem a quem nada acontece”. Não param de acontecer coisas nesta turma e com este professor.(…) O professor chega no segundo trimestre para retomar uma turma de quinta (quinto ano) , alunos de cerca de onze anos que terão de fazer um exame no fim do ano para concluir o ciclo primário. Os colegas avisam-no que não se empenhe demasiado naquela turma : só tem elementos “pouco fáceis”, é uma turma de “desprezados” (squarti) ou até de delinquentes (deliquenti). A indiferença dos professores e da direcção que não tardarão a transformar-se em hostilidade contra o professor, é o primeiro obstáculo com que se depara. Esta indiferença é dirigida tanto aos alunos como aos pais.
Desde a primeira aula, o maestro constata que as crianças aprendem a decorar, sem compreender, para passarem no exame. “Um desastre!” (...)
Mas Bruno não é a única personagem principal: verifica-se que as crianças sabem muitas coisas e tomam iniciativas. Um passa o testemunho a outro e assim sucessivamente. Ao fim e ao cabo “a realidade dita o programa”.
Um passeio ensina-lhe mais acerca dos alunos do que aquilo que teria aprendido na sala de aula: os lugares onde vivem, a sua relação com os animais. Os alunos falam do que conhecem, o professor já não é um estranho... (...)
Bernard Eisenschitz, 
in catálogo "Nos Caminhos da Infância 1"