2019-12-22

CINED V - Crescer com o Cinema VI - Balanço final - Polo Cultural Gaivotas/Boavista - Lisboa - 14.12.2019


 
A sétima e última sessão da oficina Cined - Crescer com o Cinema VI, do programa CinEd, teve lugar no Polo Cultural Gaivotas/Boavista no sábado 14 de Dezembro de 2019 juntando professores com os formadores da associação cultural Os Filhos de Lumière.

Os professores das varias escolas envolvidas deram conta do trabalho feito com os alunos sobre a materia dos filmes visionados, os cadernos pedagógicos e os filmes pedagógicos disponiveis através da plataforma CinEd e partilharam as suas experiências.

As sessões de "Cined - Crescer com o Cinema" alternam trabalho em sala de aula com os alunos, projecções em sala de cinema com as turmas e formação dos professores.

CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária - Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França - Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal - Os Filhos de Lumière / República Checa - Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia - NEXT / Lituânia - Meno Avilys).

O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia,  do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc. e em Lisboa da Câmara Municipal de Lisboa