2017-11-15

O MUNDO À NOSSA VOLTA / Cinema, cem anos de juventude - Apresentação de "O Fantasma Apaixonado" de Joseph L. Mankiewicz - Cinemateca Portuguesa - 15.11.2017



Para lançar o trabalho sobre o tema “Lugares, histórias”, foi apresentado no dia 15 de Novembro pelas 11h00, na Sala Félix Ribeiro da Cinemateca Portuguesa, o filme “O Fantasma Apaixonado" (The Ghost and Mrs Muir), de Joseph L. Mankiewicz. A seguir à projecção iniciou-se uma conversa muito participada sobre a forma como o realizador criou os lugares do seu filme e como escolheu filmar para melhor nos contar a sua história.

Esta sessão juntou os participantes, de Lisboa, Odivelas, Sintra, Moita, Serpa, Vila Nova de São Bento e Mértola, do projecto internacional "O Mundo à Nossa Volta - Cinema, Cem Anos de Juventude” - jovens, professores e cineastas - que participam nas oficinas ao longo do ano lectivo 2017-2018.

Estas oficinas que se realizam no meio escolar desde 2006, são organizadas em Portugal pela associação Os Filhos de Lumiére, em parceria com a Cinemateca Portuguesa., e fazem parte do projecto internacional “Le Cinéma, cents ans de jeunesse” coordenado pela Cinemateca francesa.