2014-03-11

CINEMA, CEM ANOS DE JUVENTUDE 2012-2013 - Mettre en Scène - Cinemateca Portuguesa - 13.03.2014

Os filmes-ensaio resultantes do trabalho de iniciação ao cinema Cinema, cem anos de juventude, promovido em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière, onde participaram seis turmas de escolas portuguesas (Passos Manuel, Marquesa de Alorna e Nuno Gonçalves em Lisboa, Vale da Amoreira na Moita, Abade Correia da Serra, E.S. de Serpa,  Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra em Serpa). serão apresentados na quinta-feira 13 de Março de 2014, às 19h00, na Cinemateca

Todos estes filmes abordam a mesma questão, o que é a "mise en scène" no cinema? – uma questão que mais de 1.500 crianças e adolescentes se colocaram ao longo do ano, em Portugal, França, Espanha, Itália, Reino Unido (Inglaterra e Escócia), Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo) e República de Cuba, vendo, analisando e discutindo filmes  sobre este ponto de vista, fazendo exercícios filmados onde descobrem a matéria do cinema, realizando finalmente os filmes-ensaio que aqui serão apresentados.

A projecção será seguida de conversa com os participantes presentes que darão conta da sua experiência neste dispositivo.

Além dos filmes portugueses, será apresentada uma selecção de filmes dos participantes de outros países que fizeram um filme-ensaio com as mesmas regras do jogo (de França, Espanha, Brasil e Reino Unido).

O programa pedagógico “Cinema, cem anos de juventude”, que em 2014 envolve já 11 países, é um projecto experimental de educação ao cinema, que se realiza quer em grandes cidades, quer em aldeias e vilas de cada país participante, em diferentes meios sociais e culturais é coordenado a nível geral pelo serviço educativo da Cinemateca Francesa. Este dispositivo original reúne, à escala europeia, profissionais de cinema, professores, parceiros culturais, salas de cinema, associações e cinematecas. Criado em França em 1995 na celebração dos cem anos de cinema, este programa pedagógico tem vindo a ser implantado em Portugal pela Associação Os Filhos de Lumière desde o ano lectivo 2006/2007.

Realizado em parceria com a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema  e o Institut Français du Portugal, este programa recebeu o apoio financeiro do ICA/programa VER, das Câmaras da Moita e de Serpa, da Cinemateca Francesa, do Instituto Camões, para além de apoios locais em cada região.

Em 2014, as oficinas Cinema, cem anos de Juventude em desenvolvimento nas regiões de Lisboa, Moita e Serpa, integram o mais recente projecto desta associação "O Mundo à Nossa Volta" apoiado pelo Programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian.