2010-02-20

CINEMA, CEM ANOS DE JUVENTUDE - PORQUÊ MEXER A CÂMARA? - 2ºExercício

SEGUNDA PARTE DO ANO LECTIVO 2009/2010 - 2º exercício:
Depois de ver e analisar excertos de filmes de diferentes realizadores para ajudar a reflectir a questão do ano em trabalho: “Porquê mexer a câmara ?”, cada turma dividiu-se em dois grupos para preparar, filmar e montar um pequeno filme (dois filmes por turma), segundo exercício filmado no segundo trimestre. Nesta reflexão sobre os movimentos de câmara não se trata de fazer uma lista de movimentos do ponto de vista técnico mas analisá-los do ponto de vista da produção de sentido. Tendo em conta que se está a lidar com crianças e com jovens trata-se sobretudo de os levar a observar, reflectir, imaginar, sentir, experimentar.

Câmara e personagem: seguir, acompanhar, preceder, abandonar...
Duas personagens fixas A e B em dois lugares diferentes do mesmo espaço. A faz um movimento na direcção de B mas quando se aproxima não pára e continua o seu percurso na direcção de um terceiro C (que tinhamos visto ou não) e parte com ele embarcando-o no seu movimento. B parte na direcção oposta à dos outros.
A partir deste argumento cada um escolheu as suas possibilidades de filmagem:
Seguir a personagem (panorâmica ou travelling)
ou não seguir (deixá-la afastar-se e sair do enquadramento)
Acompanhá-la e caminhar ao seu lado (travelling lateral)
Precedê-la (travelling atrás)
Esperá-la (camara fixa)
Perdê-la e rencontrá-la etc.