2002-09-01

CINEMACÇÃO -I

Na sequência do seu primeiro ano e meio de actividade em torno dum projecto de escola do espectador, a Associação Os Filhos de Lumière, ciosa de cumprir com os seus objectivos de alargamento e qualificação de novos públicos para o Cinema, julgou útil criar um eixo de actividade directamente ligado aos estabelecimentos de ensino, procurando interlocutores privilegiados que farão frutificar os esforços e os projectos pedagógicos desenvolvidos por esta estrutura.
Assim, Os Filhos de Lumière lançarão, a partir do final do mês de Setembro uma série de workshops intitulados CINEMACÇÃO, destinados a professores de todas as disciplinas do quinto ao décimo segundo ano de escolaridade. Trata-se de uma acção de formação centrada no espectáculo cinematográfico enquanto ferramenta pedagógica, numa perspectiva pluridisciplinar e de trabalho de projecto.
Os workshops têm como datas previstas 26 a 30 de Setembro ou 2 a 6 de Outubro, em horário pós-laboral. Cada grupo de trabalho funcionará com um minímo de 6 participantes e um máximo de 10.
A Associação Os Filhos de Lumière propõe aos professores do Ensino Básico e Secundário, de todas as matérias, módulos de formação de uma semana (com horários alternativamente diurnos ou pós laborais de 6 sessões x 5 horas ) cujo objectivo é sensibilizar os formandos – formadores para a utilização do espectáculo cinematográfico como ferramenta pedagógica, numa perspectiva pluridisciplinar e de trabalho de projecto. Cada módulo de formação poderá acolher um número máximo de 10 participantes e será antecedido de uma reunião de apresentação no decorrer da qual se decidirá o filme concreto que servirá de base ao trabalho oficinal e teórico.
Programa de formação orientado por Serge Saguenail (doutorado em “Cinema e Pedagogia” pela Université de Provence).
O Cinemacção será realizado com o apoio do ICAM (Instituto de Cinema, Audiovisual e Multimédia) no âmbito do Programa Ver.