2020-09-07

NO PAÍS DO CINEMA - Stromboli de Roberto Rossellini - Auditório Soror Mariana - Évora - 10.09.2020

Stromboli, de Roberto Rosellini, será apresentado na quinta-feira 10 de Setembro de 2020 às 21h30 no Auditório Soror Mariana em Évora, no âmbito do ciclo No País do Cinema numa sessão de Cinema-Fora-dos Leões / Universidade de Évora, em parceria com Os Filhos de Lumière, no âmbito do ciclo "La Vie, c'était l'écran" em comemoração do centenário do nascimento de Éric Rohmer. Entrada livre.

Tal como os restantes membros fundadores da nouvelle vague, Éric Rohmer começou o seu percurso como programador noCiné-Clube du Quartier Latine como crítico de cinema nos Cahiers du Cinéma, que veio a dirigir entre os anos 1957 e 1963. O seu trabalho escrito caracteriza-se sobretudo pela consistência de temas e autores a que se dedicou: entre os seus contemporâneos discutiu quase exclusivamente Renoir, Rossellini, Hitchcock, Hawks e Lang e, entre os cineastas que o antecederam, Murnau.
O presente ciclo de cinema centra-se no trabalho crítico de Rohmer. Ao todo, serão exibidos nove filmes que, progressivamente, vai assinalando os temas, as ideias e as formas que Rohmer viria a cristalizar na sua vasta filmografia – o recurso a uma extrema economia de meios, a importância dos reencontros amorosos, da sedução, da escrita e dos diálogos – compondo um complexo atlas rohmeriano.
Compreende filmes de cineastas que foram referências incontornáveis (Renoir, Rossellini e Rouch), um filme que defendeu arduamente contra os seus colegas redatores dos Cahiers(Veneno e Eternidade) e outros sobre os quais escreveu extensamente. Por fim, para encerrar este ciclo, será exibida a sua obra-prima final (A Inglesa e o Duque), com apresentação de Pierre Léon e de Philippe Fauvel. Rever sob uma nova perspectiva o pensamento de Rohmer implica reflectir sobre a nouvelle vague francesa através de um dos seus membros fundadores.

Esta sessão é organizada com o apoio do Institut Français du Portugal, da Ambassade de France à Lisbonne, da Direcção Regional de Cultura do Alentejo e da Universidade de Évora e do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual.