2019-06-19

Cineclube das Gaivotas / Jovens Programadores - Fala com Ela, de Pedro Almodóvar - Cinemateca Portuguesa - 18.06.2019



O filme Fala com Ela (Hable con Ella), de Pedro Almodóvar foi apresentado na terça-feira 18 de Junho de 2019, na Cinemateca Portuguesa, numa sessão pensada e programada pelo Cineclube das Gaivotas, iniciativa da associação cultural Os Filhos de Lumière para o fomento de jovens programadores. A seguir a projecção do filme houve uma conversa com os convidados do Cineclube, João Mendes Ferreira, psicanalista, da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, coordenador dos encontros "Édipo em Alexandria", Mário Franco, bailarino principal da Companhia Nacional de Bailado, os membros do Cineclube das Gaivotas e os espectadores.

As programações de cinema feitas pelos jovens e para os jovens têm um valor duplo: a formação profunda dos jovens que fazem parte do grupo de programadores (Cineclube das Gaivotas), e por outro lado a inovação na forma de ir ao encontro dos espectadores em geral.

A programação de filmes implica ver os mesmos com atenção, de modo a conhecer o trabalho dos realizadores, estabelecer relações, pensar como apresentar o filme ao público: as formas de acompanhá-lo, divulgá-lo, e assim descoberta e a apreciação do mesmo. Ao desenvolver estes processos, os jovens programadores criam uma ligação particular com o cinema que veem e programam, e transmitem aos outros.

O Cineclube das Gaivotas nasceu em 2014. A ideia era juntar, em Lisboa, um grupo de jovens entre os 15 e os 18 anos à volta do cinema – projetar e discutir filmes, fomentando a atividade de jovens programadores. O projeto cresceu e a Cinemateca acolheu algumas sessões do Cineclube, seguidas de conversa com a presença de convidados escolhidos em articulação com os filmes. Integrando o Moving Cinema, projeto europeu que reuniu jovens programadores dos países participantes, o Cineclube das Gaivotas programou uma sessão no âmbito do festival Doclisboa 2016 e estreou‐se o ano passado com um formato de sessões duplas em colaboração com os outros jovens programadores do Moving Cinema em Barcelona, Edimburgo e Vilnius. Esta será a sua oitava sessão pública, em parceria com a Cinemateca Portuguesa, sempre aberta a novos jovens interessados em juntarem‐se para ver e discutir cinema.