2019-06-09

Cineclube das Gaivotas / Jovens Programadores / Moving Cinema - Fala com Ela, de Pedro Almodóvar - Cinemateca Portuguesa - 18.06.2019

O filme Fala com Ela (Hable con Ella), de Pedro Almodóvar será apresentado na terça-feira 18 de Junho de 2019, às 19h00, na Cinemateca Portuguesa, numa sessão pensada e programada pelo Cineclube das Gaivotas, iniciativa da associação cultural Os Filhos de Lumière para o fomento de jovens programadores.

As programações de cinema feitas pelos jovens e para os jovens têm um valor duplo: a formação profunda dos jovens que fazem parte do grupo de programadores (Cineclube das Gaivotas), e por outro lado a inovação na forma de ir ao encontro dos espectadores em geral.

A programação de filmes implica ver os mesmos com atenção, de modo a conhecer o trabalho dos realizadores, estabelecer relações, pensar como apresentar o filme ao público: as formas de acompanhá-lo, divulgá-lo, e assim descoberta e a apreciação do mesmo. Ao desenvolver estes processos, os jovens programadores criam uma ligação particular com o cinema que veem e programam, e transmitem aos outros.

O Cineclube das Gaivotas nasceu em 2014. A ideia era juntar, em Lisboa, um grupo de jovens entre os 15 e os 18 anos à volta do cinema – projetar e discutir filmes, fomentando a atividade de jovens programadores. O projeto cresceu e a Cinemateca acolheu algumas sessões do Cineclube, seguidas de conversa com a presença de convidados escolhidos em articulação com os filmes. Integrando o Moving Cinema, projeto europeu que reuniu jovens programadores dos países participantes, o Cineclube das Gaivotas programou uma sessão no âmbito do festival Doclisboa 2016 e estreou‐se o ano passado com um formato de sessões duplas em colaboração com os outros jovens programadores do Moving Cinema em Barcelona, Edimburgo e Vilnius. Esta será a sua oitava sessão pública, em parceria com a Cinemateca Portuguesa, sempre aberta a novos jovens interessados em juntarem‐se para ver e discutir cinema.