2018-12-06

CINED IV – Filmes em Eco: Bom dia, de Y. Ozu - Cinemateca Portuguesa - 06.12.2018



Na quinta-feira 6 de Dezembro de 2018 foi apresentado na Cinemateca Portuguesa  o filme de Yazojiru Ozu “Bom Dia” (Ohayo) seguida de uma conversa sobre as correspondências que existem entre este filme e alguns filmes da colecção CinEd.

Inserido nas acções de formação do projecto CinEd, o programa “Filmes em Eco” tem por objectivo dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos professores com um grupo de alunos no decorrer da formação Crescer com o Cinema I, e consiste num exercício de apropriação da metodologia para trabalhar filmes, que não pertencendo à colecção CinEd, são sugeridos nos cadernos pedagógicos, na rubrica “Filiações e Correspondências”, e que prolongam o diálogo entre filmes dos países do cinema. Esta formação curta compõe-se de uma sessão de trabalho conjunto entre formadores e formandos para discutir ligações entre os filmes (o filme seleccionado um a projectar e os três da colecção já projectados anteriormente) e propor pistas pedagógicas para a análise do filme (antes e depois da projecção); uma projecção-conversa, em sala, com cineastas cineastas, professores e alunos; e uma sessão de trabalho autónomo dos professores com os alunos com acompanhamento dos cineastas formadores (tutoria).

CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária - Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França - Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal - Os Filhos de Lumière / República Checa - Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia - NEXT / Lituânia - Meno Avilys).

O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.