2018-06-29

CINED - Simpósio - Transmitir o cinema de património aos jovens de hoje - Festival Il Cinema Ritrovato - Bolonha - 28.06.2018

CinEd acaba de reunir o conjunto dos seus parceiros em Bolonha para um Simpósio de balanço entre 26 e 29 de Junho no âmbito do Festival Il Cinema Ritrovato.

Há um ano atrás, CinEd iniciou uma colaboração com o projecto europeu de educação ao cinema “Flick”, coordenado pela Cinemateca de Bolonha. Nesse âmbito foi co-organizado um seminário público intitulado “Transmitir o cinema de património aos jovens de hoje”.

Com Gian Luca Farinelli, director da Cinemateca de Bolonha, que abriu o seminário com a nova directora do departamento de cinema do Institut Français (em Paris), Emilie Boucheteil, foram apresentadas várias intervenções como a do historiador de cinema e pedagogo Alain Bergala, que permitiram importantes partilhas entre vários actores da educação ao cinema na Europa vindos por exemplo da Holanda (EYE), da Alemanha (Deutsches Film Insittut), da Polónia (Narodowy Instytut Audiowisualny) ou ainda de Portugal (Cinemateca Portuguesa na pessoa de José Manuel Costa) e entre os parceiros de CinEd: Roménia (Next), França (Cinemateca Francesa), Portugal (Associação Os Filhos de Lumière).

Os debates foram moderados pelo crítico de cinema Jean-Michel Frodon e pela exibidora Madeleine Probst du Watershed do Reino Unido.

CinEd e FLICK trabalham igualmente em cooperação a fim de constituir no quadro do Ano Europeu do Património, para acrescentar á Colecção CinEd, dois programas de filmes em torno do cinema das origens e do cinema experimental e de vanguarda dirigidos prioritariamente aos professores e educadores e aos jovens espectadores.