2018-03-27

O MUNDO À NOSSA VOLTA / Cinema, cem anos de juventude - Balanço Intermédio - Lisboa - 24.03.2017



O balanço intermédio do programa pedagógico Cinema, cem anos e juventude,  inserido no projecto O Mundo à Nossa Volta da associação Os Filhos de Lumière, decorreu no sábado 24 de Março, Esta iniciativa teve lugar após o encontro que decorreu a 12 de Março na Cinemateca francesa em Paris onde a associação esteve presente através dos cineastas participantes neste projecto.

O encontro em Portugal destina-se a apresentar e reflectir em conjunto os resultados dos trabalhos dos alunos, os processos e as dificuldades a partir do tema em trabalho Lugares, histórias com todos os participantes portugueses neste projecto. Dar conta do que foi discutido com os outros participantes e coordenadores sobre o trabalho realizado até agora e sobre as experiências nos outros países. Fazer o balanço do trabalho desenvolvido no primeiro semestre do corrente ano lectivo. A preparação do trabalho a realizar no segundo semestre, nomeadamente os filmes-ensaio (filmes finais).

Estiveram presentes os professores participantes das escolas e instituições portuguesas intervenientes neste projecto: da Escola Secundária de Serpa, da Escola Básica nº1 de Vila Nova de São Bento (Serpa), do Agrupamento de Escolas de Mértola, da Escola Secundária Miguel Torga (em Sintra), da Escola Básica 2.3 Marquesa de Alorna, (em Lisboa), da Escola Secundária de Camões (em Lisboa), da Escola E.B.2.3 Moinhos da Arroja (em Odivelas), dos cineastas-intervenientes envolvidos e dos parceiros culturais.

Foram projectados e discutidos alguns dos exercícios realizados pelos alunos ao longo dos dois primeiros períodos, bem como excertos dos exercícios filmados pelas escolas dos outros países participantes a partir das mesmas regras do jogo.