2015-12-12

NO PAÍS DO CINEMA / MOVING CINEMA - Malvadez de Luís Alvarães - Jornal do Fundão - 12.12.2015

"Realizou-se no Fundão, na Moagem, nos dias 1 e 2 de Dezembro [de 2015], o 3º Ciclo de Filmes Proibidos, organizado pela Associação Luzlinar, com o apoio da Câmara Municipal. Fui assistir a convite do incansável Carlos Fernandes, coordenador do evento, e o que vi deixou-me sonhador e enraivecido. Sonhador porque a qualidade destes filmes é indiscutível. Enraivecido porque um paí que não mostra a sua produção artística é um país morto. Em que país continuamos a viver, se depois da censura fascista se instalou a censura dos distribuidores? É por isso que estes encontros cinematográficos são importantes (...)
Malvadez é uma pequena maravilha com laivos autobiográficos. Um rapaz do Fundão (Pedro Hestnes, sublime com a sua decontracção juvenil) vai passar alguns dias a Lisboa, a um bairro muito populacional, e verifica que os seus amigos mudaram assim como o bairro. É a malvadez que se instalou no mundo e diante de tanta impureza, o "estrangeiro" resolve regressar à pureza provincial. Feito de errâncias, elipses, que não mostra o amor nem o sexo mas só os sugere, é um filme estupendo a redescobrir. A cópia original foi perdida e só existe nos arquivos da RTP um documento digital. É urgente retrabalhar este documento e fazer uma reposição límpida com este pequeno diamente. É imprescindível também que o nome de Luís Alvarães seja conhecido. Censurados, esquecidos ou soterrados, a reabilitação destes filmes começou já no Fundão."

Manuel da Silva Ramos
in Jornal do Fundão - 10.12.2015.


Malvadez, de Luís Alvarães foi apresentado na quarta-feira 2 de Dezembro, Moagem, Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão na projecção-conversa com alunos do Agrupamento de Escolas de Fundão, no âmbito do programa Moving Cinema integrado no projecto No País do Cinema. A conversa com o público‐alvo teve a participação de Luís Alvarães, Rossana Torres, Luís Miguel Oliveira e Carlos Fernandes.