2015-05-16

MOVING CINEMA - Xavier de Manuel Mozos - Fundão - 11 e 12.05.2015


Decorreram ao longo dos dias 11 e 12 de Maio, no âmbito do projecto Moving Cinema, diferentes encontros com as Escolas do Fundão através da projecção do filme “Xavier”, no Auditório da Moagem, com a presença do realizador Manuel Mozos. Teresa Garcia, Rossana Torres e Gracinda Nave da associação Os Filhos de Lumière e Carlos Fernandes e José Oliveira dos Encontros Cinematográficos do Fundão dinamizaram as conversas entre o realizador e os jovens presentes.
Para além das conversas, os jovens tiveram um contacto com materiais criados para a construção do filme: cenas do argumento com notas do realizador, plano de trabalho, fotografias do casting e da rodagem, etc.
Por fim fez-se uma visita á cabine de projecção, onde tiveram a  oportunidade de ver o processo de projecção e contactar com a película.

No dia 12 ás 10h decorreu um Seminário que juntou estas entidades com professores e coordenadores da Universidade da Beira Interior, professores e coordenadores do Agrupamento de Escolas da Beira Interior e outras pessoas interessadas, para uma apresentação do projecto Moving Cinema, debater a questão urgente da literacia cinematográfia junto dos jovens e lançar as bases de um trabalho conjunto na região, num futuro próximo.

Moving Cinema (2014‐2015): projecto desenvolvido em conjunto pela associação cultural Os Filhos de Lumière, com a associação Catalã A Bao à Qu e a Menos Avilis da Lituânia, que conta com o apoio da Europa Criativa – sub‐programa Média e a colaboração da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, ao qual os Encontros Cinematográficos (Município do Fundão / Associação Luzlinar) se associaram."