2014-03-12

Universidade de Lille, França - Seminário Images/Sons & Sciences Sociales – Educação ao Cinema em bairros populares: a experiência de Os Filhos de Lumière - 25.03.2014

A 12ª sessão do Seminário Images/Sons & Sciences Sociales terá lugar no anfiteatro do Espace Culture da Universidade de Lille 1, França, na quarta-feira 26 de Março de 2014 às 09h30 com o tema: "Educação ao Cinema em bairros populares: a experiência de Os Filhos de Lumière nos arredores a sul de Lisboa (Portugal)" – com a presença dos cineastas Teresa Garcia e Pierre-Marie Goulet.
Apresentação do projecto de educação ao cinema destinado a crianças e adolescentes que a associação Os Filhos de Lumière desenvolve na comunidade rural de Serpa (Alentejo) e nos bairros populares da Moita na periferia sul de Lisboa. Filmes de crianças e adolescentes apoiados por cineastas, Teresa Garcia e Pierre-Marie Goulet vêm testemunhar a sua experiência de artistas empenhados na transmissão do gesto cinematográfico na companhia de Jacques Lemière do Institut de sociologie e d’anthropologie de l’Université de Lille, França.
"Qual o contexto social, cultural? Que relação habitual tem com as imagens e os sons? Que pedagogia é aplicada? Qual a relação no processo entre os artistas e os professores (nas escolas) destas crianças e destes jovens? Quais os efeitos desta educação ao cinema? E o que dizem e mostram estes filmes?"
Em 2014, os dois dispositivos pedagógicos Cinema, cem anos de juventude e O Primeiro Olhar em desenvolvimento nas regiões de Lisboa, Moita e Serpa, integram o mais recente projecto desta associação “O Mundo á Nossa Volta” apoiado pelo Programa PARTIS / Práticas Artísticas para a Inclusão Social, um programa promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian.