2013-10-07

CINEMA, CEM ANOS DE JUVENTUDE - OITAVO ANO EM PORTUGAL

"Cinema, cent ans de jeunesse" lança o seu programa para o ano lectivo 2013-2014

Os Filhos de Lumière vão levar 5 escolas de várias regiões de Portugal e uma Biblioteca Municipal a participar no programa pedagógico Cinema, Cem Anos de Juventude, coordenado a nível geral pela Cinemateca Francesa que integra actualmente onze países (França, Catalunha (Espanha), Portugal, Itália, Inglaterra, Escócia (Reino Unido), Alemanha, Bélgica, Áustria, Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo) e República de Cuba).

Em 4 e 5 de Outubro de 2013 reuniram-se em Paris: cineastas, professores e parceiros culturais dos onze países participantes, marcando assim o início deste programa de iniciação ao cinema no meio escolar.

É neste primeiro encontro que Alain Bergala apresenta, com a colaboração de todos os participantes dos vários países, as pistas pedagógicas a trabalhar ao longo do ano a partir da questão de cinema escolhida para 2013-2014: "o plano-sequência?". Foram apresentados e analisados excertos de filmes de realizadores de todas as épocas e do mundo. A cinematografia portuguesa pela sua relação privilegiado com o plano-sequência teve um lugar especial neste encontro inicial (apresentada por Alain Bergala mas também pelos cineastas portugueses intervenientes neste projecto) e terá igualmente nos materiais pedagógicos que serão distribuídos e analisados pelos participantes de todos os países.

Ao longo do ano lectivo cada aluno irá trabalhar esta questão no interior de um filme e através dos exercícios propostos para os dois primeiros semestres, aliando o encontro com os filmes chave da história do cinema á experiência de filmar. No último período cada grupo participante realizará um filme-ensaio colectivo com as mesmas regras do jogo.

Coordenado pela Associação Os Filhos de Lumière em parceria com a Cinemateca Portuguesa e o Institut Français du Portugal, cerca de 120 jovens, 12 professores orientados por cineastas e técnicos de cinema participam neste programa pedagógico descobrindo filmes chave da história do cinema e experimentando uma das artes mais  secretas e desconhecidas como frizou recentemente Victor Erice.

Em Março de 2014 haverá um segundo encontro entre os participantes (cineastas e professores) de todos os países envolvidos para apresentar e discutir os exercícios realizados pelos alunos e os seus processos de trabalho até essa data.

Em Junho, serão apresentados na Cinemateca Francesa todos os filmes finais, representados por pelo menos três alunos de cada um dos 40 grupos participantes no dispositivo, que irão partilhar a sua experiência com todos os outros.  Em Portugal estes filmes irão ser apresentados inicialmente em cada cidade onde decorrem e posteriormente numa sessão pública na Cinemateca Portuguesa com a presença de todos os participantes.