2012-06-05

SETE JOVENS PORTUGUESES NA CINEMATECA FRANCESA - Junho 2012

Sete jovens entre os 12 e os 16 anos, oriundos de Serpa, Lisboa e Alhos Vedros, vão apresentar os filmes finais que resultaram do trabalho de iniciação ao cinema em que participaram ao longo do ano lectivo 2011/2012 entre 6 e 8 de Junho na Cinemateca Francesa.

Em representação de quatro das seis turmas que participaram no programa pedagógico Cinema, cem anos de juventude, estes jovens irão partilhar com centenas de participantes de várias regiões de França, de Espanha, de Itália, do Reino Unido, da Alemanha e do Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo) , a sua experiência e processo de trabalho na realização dos seus filmes e irão assistir à projecção e apresentação dos filmes de todos os outros participantes neste programa.

Mais de mil crianças e adolescentes nos sete países envolvidos neste dispositivo realizaram este ano pequenos filmes a partir das mesmas regras do jogo, colocando-se uma questão que está no centro de todas as etapas da criação cinematográfica. Qual a parte do real na ficção?

Desde a escrita do argumento, á escolha dos décores, dos enquadramentos, representação dos actores, gravação do som, até á montagem e misturas, eles confrontaram-se com a escolha de filmar o que surge á sua volta muitas vezes sem se esperar.

Barcos que vão e vêm, a luz que muda todo o tempo, mercados, portos, ruas e jardins, tartarugas, pássaros, peixes ou cães, pessoas que surgem e interpelam inesperadamente, os sons reais e imaginários dos lugares, estarão no programa destes três dias de apresentação dos filmes que participaram no programa pedagógico Cinema cem anos de juventude na Cinemateca Francesa, em Paris.

Os cineastas e os professores que orientaram este dispositivo ao longo do ano irão também estar presentes e participar no balanço anual deste programa pedagógico, e na preparação do próximo ano lectivo.

Este projecto que tem vindo a ser desenvolvido em Portugal pela mão da Associação Cultural Os Filhos de Lumière há já seis anos, é realizado em parceria com a Cinemateca Francesa e a Cinemateca Portuguesa tem o apoio financeiro do ICA-Programa VER, das Câmaras Municipais de Serpa e da Moita, de diversas entidades locais nas quatro cidades, da Cinemateca Francesa e ainda dos Ministérios da Cultura e da Educação de França.