2011-03-13

CINEMA, CEM ANOS DE JUVENTUDE - MOSTRAR/ESCONDER - 1ºBALANÇO







Decorreu em 12 de Março, na Cinemateca Francesa em Paris, o segundo encontro, que reuniu cineastas, professores, parceiros culturais que participam no programa pedagógico Cinema, cem anos de juventude (Le Cinema, cent ans de jeunesse), e os coordenadores. O objectivo é fazer um balanço, e reflectir em conjunto, a partir do processo e do resultado dos trabalhos realizados pelos cerca de 550 jovens participantes neste dispositivo, sobre a questão da representação do visível, a escolha do que vai ser mostrado, do que vai ser escondido no cinema -"Mostrar / Esconder"- o tema este ano em trabalho.
Cerca de 90 jovens portugueses participam ao longo do ano lectivo neste programa experimentando o cinema pelo lado da criação.
Coordenado pela associação Os Filhos de Lumière em parceria com a Cinemateca Portuguesa, este programa pedagógico tem recebido um apoio do ICA-Programa VER para a sua realização, da própria Cinemateca Francesa através de um protocolo entre os Ministérios da Cultura e da Educação franceses, das escolas envolvidas, das Câmaras Municipais de Serpa, da Moita, de Vidigueira, de apoios locais e da própria Associação Cultural Os Filhos de Lumière.