2009-04-14

CINEMA, CEM ANOS DE JUVENTUDE NA CINEMATECA PORTUGUESA

Vão ser apresentados na Cinemateca Portuguesa - quinta-feira 16 de Abril às 19h00 - sete filmes que resultaram do trabalho de iniciação ao cinema "Cinema, cem anos de juventude" em que participaram três turmas de escolas portuguesas ao longo do ano lectivo 2007/2008. Além dos três filmes portugueses, serão apresentados dois filmes espanhóis e dois filmes franceses. Todos estes filmes abordam o mesmo tema - a questão do ponto de vista no cinema - com as mesmas regras do jogo.


OS FILMES:
O Encontro: Escola Secundária Passos Manuel em Lisboa
Perduts (Perdidos): CEIP Bordils (Catalunha, Espanha)
Carla: Collège Baldum Grien, Hoerdt, Estrasburgo (França)
Fora de Campo: Escola Secundária de Serpa (turma do 7ºano)
Sans Issue (Sem Saida): Centre du Buisson, Trélazé (França)
Fragments Café: IES Les Corts, Barcelona (Catalunha, Espanha)
A Infância Perdida: Escola Secundária de Serpa (Grupo Cinema)

Criado na ocasião do centenário do cinema, o programa pedagógico Cinema, cem anos de juventude, coordenado pela Cinemateca Francesa, reúne realizadores e técnicos de cinema, com professores e com estruturas colectivas (associações, cinematecas, salas de cinema), preocupados com a educação ao cinema e o desejo comum de partilhar uma experiência e uma reflexão sobre esta arte.
Este dispositivo, abriu-se em 2005 à Espanha com Cinema en Curs e em 2006 a Portugal com a associação Os Filhos de Lumière em parceria com a Cinemateca Portuguesa. Em 2007/2008 participaram neste programa 25 grupos nos três países europeus. No ano lectivo 2008-2009 há quatro turmas em três escolas portuguesas a participar neste programa pedagógico (Serpa, Lisboa e Alhos Vedros/Moita). E um novo país : a Itália. O tema em trabalho é : a cor no cinema.